PÓS-OPERATÓRIO SAUDÁVEL
CIRURGIA ORTOGNÁTICA
INTRODUÇÃO
Após serem realizados procedimentos cirúrgicos, exigem do paciente ao menos, por alguns dias, um pouco mais de cautela nas atividades diárias e atenção quanto aos hábitos de alimentação e higiene.
Seguir a orientações adequadamente, além de proporcionar uma recuperação mais rápida, também é uma forma de chegar aos melhores resultados possíveis do tratamento.
A Cirurgia Ortognática é um procedimento focado, principalmente em colocar os maxilares do pacientes na posição correta, proporcionando, desta forma, maior equilíbrio à face, assim essa técnica melhora tanto a parte funcional quanto a estética do rosto.
A complexidade do procedimento depende da classificação da deformidade em que cada paciente se encaixa, ou seja, de acordo com o tipo de oclusão (encaixe) da arcada dentária superior com a inferior, nesse sentido existem três tipos de classes de oclusões: CLASSES I, II, III, onde cada uma dessa classes apresenta outras subdivisões.
Após uma cirurgia ortognática, algumas manifestações do corpo podem ser sentidas por pacientes de todas as classes, e não devem ser motivo de preocupação. É normal por exemplo, que, depois do procedimento cirúrgico, ocorra;
-
> Inchaço no rosto
-
> Alterações na sensibilidade de partes como o queixo, os lábios e a região lateral do nariz
-
> Pequeno sangramento no nariz ou dificuldade de respirar por ele.
-
> Ressecamento dos lábios.
-
> Dor na garganta
-
> Perda de peso
Tomar os devidos cuidados pós-operatório, no entanto evita as indesejadas complicações, e uma recuperação mais rápida e com os melhores resultados possíveis.
CUIDADOS IMPORTANTES
É indicado que o paciente :
-
> Nas primeiras 72h (3dias) após a cirurgia o paciente deve fazer compressas com muito gelo no rosto, próximo ao local operado (sem esquecer de proteger a pele com uma toalha fina e umedecida)
-
> Não fale muito ou muito alto, o que ira ajudar na cicatrização
-
> Evite ficar passando a língua ou dedo no local operado, que pode prejudicar o processo de cicatrização ou soltar os pontos.
-
> Evite cuspir por qualquer motivo.