Cirurgias Orais
É a especialidade responsável pela realização de procedimentos cirúrgicos na cavidade oral, bem como nos ossos maxilares.
Entre elas, a remoção dos terceiros molares (Dentes do Siso).
Os terceiros molares, ou dentes do SISO, são os últimos dentes a se desenvolverem. Em sua fase de formação e trajeto até à boca podem causar dor e desconforto aos pacientes. Mas então se o dente não doer, não preciso removê-lo? Não! Você precisa! Posso enumerar vários motivos pelos quais devemos remover os terceiros molares, além da dor.
Os dentes quando estão intra-ósseos ou submucosos apresentam um tecido de recobrimento que pode se transformar em cistos ou até em tumores benignos.
Pela dificuldade de higiene do local, há uma tendência maior de formação de cárie na parte posterior (distal) do segundo molar, além de bolsa periodontal. Muitas vezes a coroa do terceiro molar fica em íntimo contato com a raiz distal do segundo molar, levando à reabsorção e comprometimento desse dente.
Além do comprometimento dental e dos tecidos vizinhos, por ocupar lugar de osso saudável, o terceiro molar deixa o ângulo da mandíbula (que já é uma zona de fragilidade) ainda menos resistente a um possível trauma. Se isso não bastasse, o terceiro molar pode ser ainda o causador de dor facial de origem desconhecida.
Assista a entrevista concedida ao programa Ver Mais na RIC TV: