PÓS-OPERATÓRIO SAUDÁVEL
CIRURGIA ORTOGNÁTICA

INTRODUÇÃO

   Após serem realizados procedimentos cirúrgicos, exigem do paciente ao menos, por alguns dias, um pouco mais de cautela nas atividades diárias e atenção quanto aos hábitos de alimentação e higiene.
   Seguir a orientações adequadamente, além de proporcionar uma recuperação mais rápida, também é uma forma de chegar aos melhores resultados possíveis do tratamento.
   A Cirurgia Ortognática é um procedimento focado, principalmente em colocar os maxilares do pacientes na posição correta, proporcionando, desta forma, maior equilíbrio à face, assim essa técnica melhora tanto a parte funcional quanto a estética do rosto.
   A complexidade do procedimento depende da classificação da deformidade em que cada paciente se encaixa, ou seja, de acordo com o tipo de oclusão (encaixe) da arcada dentária superior com a inferior, nesse sentido existem três tipos de classes de oclusões: CLASSES I, II, III, onde cada uma dessa classes apresenta outras subdivisões.
   Após uma cirurgia ortognática, algumas manifestações do corpo podem ser sentidas por pacientes de todas as classes, e não devem ser motivo de preocupação. É normal por exemplo, que, depois do procedimento cirúrgico, ocorra;
  • > Inchaço no rosto
  • Alterações na sensibilidade de partes como o queixo, os lábios e a região lateral do nariz
  • > Pequeno sangramento no nariz ou dificuldade de respirar por ele.
  • > Ressecamento dos lábios.
  • > Dor na garganta
  • > Perda de peso
   Tomar os devidos cuidados pós-operatório, no entanto evita as indesejadas complicações, e uma recuperação mais rápida e com os melhores resultados possíveis.

CUIDADOS IMPORTANTES

   É indicado que o paciente :
  • > Nas primeiras 72h (3dias) após a cirurgia o paciente deve fazer compressas com muito gelo no rosto, próximo ao local operado (sem esquecer de proteger a pele com uma toalha fina e umedecida)
  • > Não fale muito ou muito alto, o que ira ajudar na cicatrização
  • > Evite ficar passando a língua ou dedo no local operado, que pode prejudicar o processo de cicatrização ou soltar os pontos.
  • > Evite cuspir por qualquer motivo.
   Vale salientar que é normal que o paciente que foi submetida a uma cirurgia bucal, tenha a sensação de gosto de sangue com saliva.
   Não forçar para abrir a boca, enquanto estiver fazendo uso das borrachas.
   Também é comum um pequeno sangramento nas primeiras noites após o procedimento.
   Outra orientação é manter os lábios bem hidratados, uma alternativa para isso é a manteiga de cacau ou óleo de amêndoas.
   Também é importante evitar assoar o nariz na primeira semana.

QUANTO À ALIMENTAÇÃO

   O pacientei submetido a cirurgia ortognática, devera, nos primeiros 15 dias do pós-operatório, alimentar-se exclusivamente de comida liquida e pastosa ( isso porque, durante esse período , mastigar não é aconselhado)
   Nas primeiras 48 horas os alimentos devem ser consumidos em temperatura ambiente ou fria, para evitar sangramentos e consequentemente edemas (inchaço).
   É mais atraente e melhor tolerado quando os alimentos são transformados na consistência pastosa em itens separados, em vez de todos misturados juntos.
   O leite, molhos, margarina, manteiga, cremes, mel, leite condensado ou açúcar podem ser adicionados aos alimentos sólidos e líquidos, para aumentar o aporte calórico.
   O baixo teor de fibras poderá resultar em obstipação intestinal. Podendo ser utilizados o suco de três ameixas pretas em conserva liquidificadas, ou os chás laxativos.
   As fibras devem incluir gradativamente as dietas, de acordo com a tolerância do paciente.
   Pós-Operatório Imediato | Dieta semilíquida (15 dias):
   Caracteriza-se por preparações de consistência espessada, constituídas de líquidos e alimentos semi-sólidos, excluindo a necessidade de mastigação.
Preparações indicadas:
> Água e infusos (chá-mate, café);
> Sucos (de carne, verduras e frutas);
> Caldos de carne e vegetais ou purê de vegetais;
> Sopas espessadas, liquidificadas e sopas-creme;
> Leite ou coalhada, creme, queijos cremosos e margarina;
> Frutas em papa ou liquidificadas;
Sobremesas (sorvetes, gelatinas, pudins e cremes).
   Exemplo de dieta:
   Total Diário = 2.228 cal.
   Pós-Operatório Tardio | Dieta pastosa (15° ao 30° dia):
   Depois da primeira quinzena ate o 30° dia após a cirurgia, a dieta deve ser leve a moderada. Nesse caso, o paciente pode mastigar sem, sem apertar os dentes, somente de leve. No entanto os alimentos ainda precisam ser moles e macios.
Preparações indicadas:
> Leite e derivados (queijos cremosos, naturais ou coagulados);
> Carnes (magra de boi, ave, peixe), moídas, desfiadas, suflês;
> Ovo (quente, pochê, cozido);
> Frutas (cozidas, em purê, em suco);
> Sopas (massas, legumes liquidificados, farinha e canja);
> Arroz papa;
> Óleos vegetais, margarinas, creme de leite;
> Pão e similares macios;
> Sobremesas (sorvete, geléia, doce em pasta, pudins, cremes, arroz-doce, fruta cozida, bolo simples).
   Exemplo de dieta:
   Total Diário =  2.612 cal.
   Apenas depois desses 30 dias da cirurgia é que esta liberada a volta, aos poucos, da alimentação mais próxima à habitual.
   Nesse período, normalmente, o inchaço do rosto ja reduziu bastante e não ha mais dor alguma.
   Vale salientar que para uma recuperação saudável, é fundamental manter-se bem hidratado, ou seja tomar bastante agua durante todo o processo pós-operatório.

QUANTO À HIGIENE

   O paciente precisa manter, sempre a higiene bucal em dia.
   Nas primeiras 24 horas após a cirurgia, porém, a escovação dos dentes deve ser feita de forma suave e cuidadosa com escova de cerdas macias, para não bater na área operada, e de preferência em frente a um espelho para enxergar o local, assim como usar uma pequena quantidade de creme dental, para evitar que se forme muita espuma na boca, e além de diminuir a visão da escovação será preciso muito esforço para eliminá-la, sempre atento a escovar o parelho ortodôntico onde acumula mais alimentos, e fazer os bochechos com a muita cautela nos primeiros dias evitado fazer muita pressão ao bochechar.

QUANTO AO TEMPO DE REPOUSO

   Costumeiramente, a recomendação ao paciente submetido à cirurgia ortognática é de, pelo menos duas semanas.
   Porém, este procedimento não exige repouso absoluto, ou seja, o paciente não precisara ficar na cama. Pequenas caminhadas dentro de casa por exemplo, são um bom exercício para que o sangue circule adequadamente.
   Após 15 dias da cirurgia é possível voltar as atividades leves como voltar ao trabalho em escritório por exemplo. Se este não exigir muito esforço fisico ou de fala.
   As atividades físicas devem ser retomadas após o primeiro mês de cirurgia e devem ser cautelosas quanto ao risco do paciente sofrer algum tipo de impacto no rosto.
   É fundamental, ainda, que não haja exposição ao calor, como do fogão ou do sol na primeira semana. Isso evita o estímulo da circulação sanguínea na região que foi operada, evitando, desta forma, problemas como sangramentos e formação de hematomas, que pode ocorrer em cirurgias maiores.

QUANTO À MEDICAÇÃO

   Os medicamentos prescritos deve ser iniciados o mais rápido possível após a cirurgia.
   Vale reforçar que eles precisam ser tomadas exatamente conforme as orientações, tanto em relação aos horários, quanto às quantidades e ao tempo de uso.
   Em casos de dores mais fortes, o paciente deve entrar em contato com o cirurgião pelo numero de celular, nunca se automedicar.