INTRODUÇÃO
Após serem realizados procedimentos cirúrgicos bucomaxilofaciais como; implantes dentários, enxertos ósseos, exodontias de terceiros molares (dentes dos sisos ) ou cirurgias de harmonizações como as bichectomias, ou mentoplastias exigem do paciente ao menos, por alguns dias, um pouco mais de cautela nas atividades diárias e atenção quanto aos hábitos de alimentação e higiene.
Seguir a orientações adequadamente, além de proporcionar uma recuperação mais rápida, também é uma forma de chegar aos melhores resultados possíveis do tratamento.
CUIDADOS IMPORTANTES
É indicado que o paciente :
-
> Nas primeiras 48h após a cirurgia o paciente deve fazer compressas com muito gelo no rosto, próximo ao local operado (sem esquecer de proteger a pele com uma toalha fina e umedecida).
-
> Não fale muito ou muito alto, o que ira ajudar na cicatrização.
-
> Evite ficar passando a língua ou dedo no local operado, que pode prejudicar o processo de cicatrização ou soltar os pontos.
-
> Não faça movimentos de sucção, evite usar canudos ou tomar sorvetes de palito.
-
> Evite cuspir por qualquer motivo.
-
> Pressione o local operado, de forma ininterrupta, com gaze, em caso de sangramento excessivo e contínuo por pelo menos 30 minutos, e se não resolver entre em contato.
Vale salientar que é normal que o paciente que foi submetida a uma cirurgia bucal, tenha a sensação de gosto de sangue com saliva. Também é comum um pequeno sangramento nas primeiras noites após o procedimento.
Também é importante evitar assoar o nariz na primeira semana, caso seja preciso espirrar, deve-se manter a boca aberta.
QUANTO À ALIMENTAÇÃO
Nas primeiras 48h (2 dias ) de pós-operatório, a alimentação deve ser preferencialmente de comidas frias, e liquidas ou pastosas, evitando as comidas solidas ou quentes que podem causar sangramento e prejudicar a cicatrização. Sorvetes, mousse e gelatina são ótimos e recomendados nesta fase.
Depois desse período, a dieta pode passar de fria para morna, mas deve seguir com alimentos moles, e isso por mais, pelo menos 2 dias. Ovos cozidos, o macarrão e o arroz, o queijo e as carnes desfiadas também são uma boa opção neste período.
A alimentação deve avançar aos poucos conforme a evolução da cicatrização, e pode variar entre os pacientes. Lembre-se de de tomar bastante água para manter-se hidratado, as bebidas alcoólicas deve ser banidos ate a cicatrização e o cigarro deve ser, ao menos, ser reduzido.
QUANTO À HIGIENE
O paciente precisa manter, sempre a higiene bucal em dia.
Nas primeiras 24 horas após a cirurgia, porém, a escovação dos dentes deve ser feita de forma suave e cuidadosa com escova de cerdas macias, para não bater na área operada, e de preferência em frente a um espelho para enxergar o local, assim como usar uma pequena quantidade de creme dental, para evitar que se forme muita espuma na boca, e além de diminuir a visão da escovação será preciso muito esforço para eliminá-la.
Além disso, deve-se tomar cuidado para que não se acumulem restos de alimentos nos pontos, que pode ser eliminados com auxilio de um cotonete molhado com água filtrada ou com um enxaguante bucal sem álcool.
Em caso de bochechos, quando recomendado, ele também devem ser feito de maneira suave na primeira semana de pós-operatório.
QUANTO AO TEMPO DE REPOUSO
Para uma recuperação rápida e saudável, o paciente deve repousar em casa, ou seja, suspender movimentações diárias, como as idas á escola, faculdade, ou trabalho por cerca de 72h (3 dias).
É fundamental, ainda, que não haja exposição ao calor, como do fogão ou do sol neste período.
As atividades físicas também devem ser evitadas por 7 dias, ainda que o paciente esteja se sentindo bem. Isso evita o estímulo da circulação sanguínea na região que foi operada, evitando, desta forma, problemas como sangramentos e formação de hematomas, que pode ocorrer em cirurgias maiores.
QUANTO À MEDICAÇÃO
Os medicamentos prescritos deve ser iniciados o mais rápido possível após a cirurgia.
Vale reforçar que eles precisam ser tomadas exatamente conforme as orientações, tanto em relação aos horários, quanto às quantidades e ao tempo de uso.
Em casos de dores mais fortes, o paciente deve entrar em contato com o cirurgião pelo numero de celular, nunca se automedicar.